Hoje é o Dia do Profissional Liberal: dicas sobre como se destacar em marketing sem infringir código de ética

Luciano Salamacha, especialista em gestão de carreiras e negócios, e professor da FGV Management, é quem orienta

Um dos maiores dilemas vividos pelos profissionais liberais é como praticar marketing pessoal sem infringir códigos de ética. Especialmente nos dias de hoje, quando além da competitividade natural de mercado, há a concorrência de visibilidade virtual: na internet e nas redes sociais. Luciano Salamacha, especialista em gestão de carreiras e negócios e professor da FGV Management, orienta como explorar as ferramentas de comunicação sem receio.
Apesar de parecer óbvia, a primeira dica fundamental é: “ler com um pouco mais de cuidado o que diz o código de ética da respectiva categoria profissional. Lá estão previstos somente que os abusos devem ser punidos, como a propaganda enganosa, estímulo ao consumo e, principalmente, algum tipo de promoção, preço e prazo”.
De acordo com professor da FGV, há três dimensões de marketing no âmbito do profissional liberal: uma ligada a questões físicas ou estruturais; outra direcionada a questão de natureza intelectual, e aquela atrelada aos resultados que esse profissional pode entregar ao mercado.
As questões físicas ou estruturais começam, basicamente, nas instalações da empresa, do escritório ou do local onde se trabalha. “Por exemplo, a cor da fachada, o tipo de placa que vai utilizar, a marca ou logotipo que vão representar a atividade profissional etc. Tudo deve estar harmônico e equilibrado com a imagem que se quer entregar ao mercado”. E envolve, ainda, questões extremamente simples desdenhadas muitas vezes pelos profissionais liberais, como o endereço de e-mail. “Em vez de adquirirem um domínio com a própria marca, é comum eles utilizarem os provedores clássicos que existem na internet”, exemplifica Salamacha.
Sobre as questões de natureza intelectual, Salamacha comenta que muitas vezes o profissional se esquece de estabelecer qual o tipo de posicionamento que pretende receber no mercado, além de misturar vida pessoal com negócios. “Em bom português isso quer dizer que a gente não quer olhar como a empresa deseja ser vista, mas posicionamento é entender como o cliente está interpretando a imagem da empresa e associando à imagem pessoal transmitida”.
Já os resultados que o profissional liberal pode entregar ao cliente, que é a terceira dimensão do marketing, merecem atenção especial. Uma dica é apresentar casos de sucesso obedecendo ao código de ética da respectiva categoria, e que despertam o respeito pelo resultado conquistado. Exemplo: um caso médico ou um caso odontológico em que a pessoa teve uma resposta muito acima do esperado e o profissional liberal, em vez de investir na sua imagem, aposte na divulgação do case, despertando o interesse das pessoas para o autor da façanha. “Quando se fala em marketing de profissionais liberais, o depoimento testemunhal tem um valor imensurável”, ressalta Salamacha.

Luciano Salamacha também é Mestre em Engenharia de Produção, com MBA em Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Gestão Industrial. É palestrante, professor em programas de Pós-Graduação e Mestrado em instituições de ensino no Brasil, Argentina e EUA. Docente no Instituto Olímpico Brasileiro e na FGV Management, onde foi por sete anos considerado o melhor professor de Estratégia de Empresas nos MBAs, e um dos poucos professores que foram laureados para o Quadro de Honra de Docentes.

Canal no Youtube: www.dicadosalamacha.com.br

Divulgação/ Assessoria

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