Mercado imobiliário e a crise econômica: como sua imobiliária pode se destacar.
Quando pensamos em indicadores econômicos de uma crise, falamos sempre em inflação, desemprego e queda do PIB. Mas o mercado imobiliário é um dos que mais sofre em períodos de crise, seja porque está mais sujeito às retrações financeiras, seja porque seus investimentos são a longo prazo, com rendimentos a médio e longo prazo.
Assim, temos investidores, proprietários e locatários conservadores, com medo de investir em cenários de incerteza econômica. Lidar com as dificuldades de uma crise como esta não é tarefa fácil, por isso os corretores que trabalham no mercado imobiliário devem estar atentos a algumas dicas sobre como continuarem bem-sucedidos neste momento.
Como contornar esse cenário? Qual é a solução para movimentar a compra, a venda e o aluguel de imóveis? Quer mais informações? Confira as nossas dicas de hoje!
1. Ofereça o melhor atendimento aos seus clientes
Um atendimento de qualidade perpassa diversos aspectos do cotidiano de uma imobiliária: resposta rápida e educada a e-mails e a ligações, prestatividade na realização de visitas a imóveis e agilidade na realização de diligências em cartório. Todos esses aspectos garantem que você mantenha seus clientes, até mesmo nos tempos mais difíceis.
2. Corretores devem prestar atenção especial a detalhes contratuais
Imagine um contrato de compra e venda sem a previsão de taxa de corretagem. Ou seja, é preciso prestar especial atenção a essas e a outras informações presentes em contratos para evitar judiciarizações, perda de rendimentos e de outras oportunidades de negócios no futuro.
3. Conheça bem o mercado imobiliário
4. Priorize imóveis em regiões estratégicas
5. Trabalhe com corretores bem treinados
6. Tenha foco na prospecção de novos clientes
Muitos consideram este o momento ideal para realizar investimentos, já que os preços estão mais baixos e a oferta de imóveis é alta. Procure essas pessoas acionando os seus contatos!
7. Firme novas parcerias
Por mais que o rendimento dessas associações seja dividido entre corretores (compra, venda e aluguel), esse ônus vale a pena em um contexto de crise. Procure firmar parcerias estratégicas com imobiliárias em regiões nas quais você não atua e vice-versa. Assim, ambos os agentes de mercado expandem as possibilidades de realizar novos negócios.
8. Estreite o relacionamento com clientes já existentes
Aproveite o momento de crise para estreitar esse relacionamento, ligando e entrando em contato com essas pessoas. O objetivo é marcar a sua presença como uma opção viável entre os vários corretores que atuam no mercado imobiliário.
9. Utilize a tecnologia a seu favor para controlar imóveis e clientes
10. Marque forte presença na internet
Assim, você e corretores parceiros devem estar atentos à importância da presença digital das imobiliárias. Afinal, atualmente a tecnologia é a sua melhor aliada na captura de negócios e na expansão de vendas, até mesmo em momentos de crise. Por essa razão, invista no anúncio de imóveis em seu site, na publicidade digital e na manutenção de newsletters.
Acha que está pronto para contornar os efeitos da crise econômica? Tem outras dicas para colocar em prática em cenários como esse? Compartilhe as suas experiências aqui nos comentários e participe dessa conversa!
Fonte: Microsistec
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